sexta-feira, 29 de maio de 2015

Projeto: Passagem de nível#1

Este foi o projeto imaginado pelo Bruno e pela Luana. Uma maqueta que simula uma passagem de nível. 

Reunida com os dois alunos, foram traçadas as linhas mestras do projeto:

A ideia é fazer uma maqueta de uma estrada atravessada por uma linha de caminho de ferro. Com a passagem do comboio, os automóveis devem ser alertado com um sinal luminoso que passa de verde a vermelho e uma cancela deve fechar a estrada, enquanto um sinal sonoro de aviso é emitido.

A maqueta fica inteiramente a cargo dos alunos, que a deverão desenvolver nas aulas de informática que eu passei a co-lecionar e nas aulas de Arquivo.

Hoje ficou montado o circuito e feito o programa em Scratch.

Material de eletrónica necessário:
  • 1 placa arduino;
  • 1 breadboard;
  • 2 LED, um verde e outro vermelho;
  • 1 servo motor SG90;
  • 1 díodo laser;
  • 1 fotorresistência;
  • 1 resistência 10 Kohm;
  • 2 resistências 220 ohm;
  • Fios.

O díodo laser deve estar sempre apontado à fotorresitência. Quando à fotorresistência chega a luz do laser (situação em que não há comboio na via férrea), a luminosidade que sobre ela incide é máxima. Esse valor de luminosidade, lido pela entrada analógica A0, mantém a cancela aberta (servo motor com um ângulo de 90º), o LED verde ligado e o LED vermelho desligado. Por outro lado, a passagem de um obstáculo que impeça que o laser chegue à fotorresistência é detetado na entrada A0 como menor luminosidade, o que fará desligar o LED verde, ligar o vermelho, descer a cancela (servo motor diminui ângulo até 0º) e acionar o sinal sonoro de alarme. O estado do sistema manter-se-à durante 4s, após o que voltará ao estado inicial.



O S4A é muito pobre em sons. Para conseguir o som de alarme, recorri a um site de downloads de MP3 gratuitos: www.buscasons.com



Deixo a minha proposta de trabalho para o circuito de eletrónica e o programa em Scratch ...



...o circuito esquemático...




...e um pequeno vídeo com o circuito em funcionamento:



11 comentários:

  1. Respostas
    1. A cancela foi feita com um pauzinho como aqueles que os médicos usam para observar a garganta (mas que se encontram à venda em lojas de manualidades e papelarias) colado ao servo. O projeto terminado aqui: http://arduinoescola.blogspot.pt/2015/06/projeto-passagem-de-nivel2.html
      Esperamos ter ajudado!

      Eliminar
    2. Neste projeto a fotorresistência é o sensor. Quando a luz do laser incide sobre a fotorresistência, não há passagem de veículos e a cancela permanece aberta; quando passa um comboio, interrompe a trajetória do laser até à fotorresistência e é essa falta de luminosidade que determina o fecho da cancela.

      Eliminar
  2. Obrigado, em que plataforma fez o circuito? TinkerCad?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Refere-se à vista de breadboard do esquema elétrico? Costumo usar o fritzing.

      Eliminar
    2. Se eu quiser fazer com duas cancelas, tenho que usar 2 diodos laser?

      Eliminar
    3. O esquema elétrico também fiz no fritzing. Se pretender que as duas cancelas abram e fechem ao mesmo tempo, não precisa de mais díodos laser.

      Eliminar
  3. tem a programação noutra linguagem sem ser scratch?

    ResponderEliminar