Mostrar mensagens com a etiqueta PWM. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta PWM. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

O LED RGB e as saídas PWM do arduino - estudo orientado

À medida que o número de alunos do clube aumenta, a necessidade de ter material preparado para que possam trabalhar de forma autónoma aumenta também, dado que vou tendo grupos a trabalhar em projetos distintos e em níveis de aprendizagem diferentes.

Baseando-me na aula que tinha preparado para introduzir os LED RGB e as saídas PWM do arduino, criei um estudo orientado para que a exploração do RGB e das saídas PWM pudesse ser feita de forma autónoma. Claro que a supervisão é importante e que por vezes os alunos precisam de determinados esclarecimentos, mas com este método de trabalho deixo de ser necessária para explicar e desenvolver o trabalho passo-a-passo, o que me liberta para apoiar outros grupos com tarefas disitintas.

O estudo que deixo, foi aplicado numa aula de 90 minutos, que se revelou suficiente em termos de tempo. As soluções (que estão na última página do documento) não foram reveladas aos alunos, tendo todos os exercícios sido cumpridos com sucesso.

Deixo o estudo orientado que preparei...




...e um pequeno vídeo com o desafio proposto a funcionar:


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Espaço Programação e Eletrónica - RGB e saídas PWM

Tendo comprado 10 RGB por menos de 1€, achei que podia aproveitar para apresentar este componente aos alunos do Espaço Programação e Eletrónica.

Para preparar a aula, usei o material que já tinha preparado para RGB e, para introduzir a saída PWM, o que já tinha explorado no post sobre motores dc.

Em termos do que já tinha feito, a grande diferença foi mesmo o facto destes novos RGB serem de ânodo comum, enquanto que aqueles que eu tinha usado o ano passado eram de cátodo comum. Apesar de, depois de explicado o esquema do RGB ânodo comum, os circuitos com este tipo de RGB serem perfeitamente acessíveis, a verdade é que em termos de programação é preciso cuidado, pois agora os LED do RGB ligam quando a saída digital do arduino a que estão ligados está OFF (para criar a ddp de 5V; quando a saída digital está ON, a 5V, como o ânodo está ligado a essa tensão, a ddp aos terminais do LED é nula e por isso está desligado). Dito de outra forma, podendo escolher, é preferível trabalhar com os alunos com RGB de cátodo comum.

Entretanto, introduzi também as "saídas analógicas", tendo o cuidado de lhes explicar que se tratam de facto de saídas PWM, em que o sinal é modulado - a tensão eficaz é que varia, não o valor da tensão contínua.

O último exercício proposto nesta sessão incluía entradas e saídas digitais, entradas analógicas e saídas PWM - e eu senti que para alguns alunos foi um passo demasiado grande; um dos grupos, no entanto, cumpriu todas as tarefas no tempo previsto. Refiro, com satisfação, que já todos os alunos estão a interpretar esquemas eletrónicos e já não uso os slides com a vista de breadboard. Quanto à programação, reconheço que começo a ter vários níveis, o que me levará, daqui em diante, a preparar as sessões não em apresentação eletrónica, igual para todo o grupo, mas em tarefas personalizadas de acordo com o nível de aprendizagem dos alunos.

Deixo a apresentação eletrónica que apliquei nesta sessão. Até breve!