domingo, 20 de dezembro de 2015

Teclado de bananas

Foi-me pedido que preparasse uma ação de formação em arduino programado em Scratch para professores do 1º ciclo. Esta proposta pôs-me a pensar em aplicações de arduino que alunos do 1º ciclo pudessem achar graça. Uma pesquisa rápida levou-me a um pequeno projeto (à venda por 25£), o banana piano, que achei que podia implementar facilmente com o material que tenho em casa (as bananas tive de ir ao supermercado de propósito para as comprar, confesso...)

A ideia é muito simples. Cada entrada analógica é ligada, através de um resistência de 2 Mohm (eu só tinha em casa resistências de 1 Mohm e por isso liguei duas em série) à tensão de 5V e, em simultâneo, à banana (furei simplesmente cada banana com o fio). Se não tocarmos na banana, esta encontra-se "no ar" e por isso não conduz corrente - a entrada analógica estará a 5V; no entanto, quando tocamos na banana e, com a outra mão, no fio ligada à terra (0V ou GND), passamos a conduzir corrente e o valor da entrada analógica desce, detetando o nosso toque.

Como só temos 6 entradas analógicas à disposição, ficamos espartilhados a 6 notas musicais. Mas, se aproveitarmos as 2 entradas digitais disponíveis no S4A, podemos ter uma escala completa, com 8 notas musicais. Faço essa proposta de trabalho na segunda parte da apresentação eletrónica que apresento de seguida.

Deixo a minha proposta de trabalho para o circuito eletrónico e o programa em Scratch:


...o circuito esquemático...


...e um vídeo com uma demonstração musical do teclado construído (bravíssimo!):




9 comentários:

  1. gostei muito do piano, achei uma ideia muito criativa e engraçada e em caso de de uma crise de comida você pode comer o seu piano.
    parabéns pelo projeto, continue e pode ir mudando de musica conforme a época em que está

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah! Não é preciso uma crise de comida para petiscar o teclado - aliás, deste, já metade foi comido (acho que as bananas dó, fá e lá). Por isso, a ideia de deixar uma musiquinha de natal para os simpáticos leitores deste blog, é inviável - a fome veio mais cedo...

      Eliminar
  2. Muito interessante os miúdos vão adorar decerto, só que uma musica de natal vinha agora mais a calhar!
    Bom trabalho e parabéns, ainda bem que há professores que vão surpreendo e encantando....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. É sempre bom ter um feedback e saber que há quem acompanhe as nossas brincadeiras...

      Eliminar
  3. Boa tarde, muito bom o teste, na falta de resistores de 2k, usei um de 220ohms, porém temos que alterar a sensibilidade do toque, ao invés de usar 700, usei 1023, pois meu resistores me deram esses valores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rony! As resistências com que testei o projeto eram de 2M (2000000 ohm, um valor bastante elevado). Ao usar resistências de 220 ohm, está a ligar a entrada analógica praticamente à alimentação - e por isso o valor se aproxima tanto do valor máximo, 1023. Na verdade, aconselho a usar um valor maior na resistência para que consiga ter uma maior sensibilidade ao toque.
      Obrigada pela partilha! É sempre bom saber que as exeriências que se vão fazendo por aqui podem ser úteis a alguém.

      Eliminar
  4. Ola eu gostaria de saber os materiais que voce utilizou para este teclado,exemplo as bananas,arduino uno,falar os fios os nomes e entre outros,estou pensando em fazer um destes,mas nao o material que utilizar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As bananas podem ser substituídas por qualquer material condutor: moedas, plasticina, etc. O arduino é um UNO. Depois é só mesmo fazer a ligação com fios elétricos. Não tem mesmo nada que enganar!

      Eliminar
  5. ola, eu gostaria de saber como voce fez o projeto pois, estou com dificuldade para desenvolve-lo e preciso para esta semana. Agradeço desde ja.

    ResponderEliminar