terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Espaço Programação e Eletrónicas - Entradas analógicas

Mais uma semana, nova sessão do Espaço Programação e Eletrónica na Escola Secundária D. João II. O dia estava frio e chuvoso e eu receei que o conforto de uma tarde em casa levasse a melhor sobre uma sessão de arduino na escola, mas foi com prazer que pude contar com 10 entusiastas...

Para esta sessão, adaptei a Aula 4 que tinha preparado o ano passado. Fazendo a comparação com o público-alvo do ano passado, não posso deixar de notar a facilidade com que estes alunos repetem as ligações que aprenderam em semanas anteriores. As ligações de LED são já um dado adquirido e há alunos com uma capacidade muito grande de arrumar já os circuitos na breadboard, tornando-os compactos e facilmente compreensíveis. Alguns alunos começam também a interpretar de forma natural os circuitos esquemáticos que vou apresentando (e nesta fase estou a apresentar primeiro o esquemático para interpretação, e depois mostro a vista de breadboard para que procedam à montagem nos seus lugares).

Quanto à programação, nota-se um aumento de autonomia. Todos os alunos cumpriram as tarefas propostas, sendo que nem foi necessário mostrar uma solução para o último exercício - todos os alunos o cumpriram de forma autónoma e praticamente sem ajuda.

Deixo a apresentação explorada nesta sessão:



Sem comentários:

Enviar um comentário