quarta-feira, 5 de julho de 2017

Robôs low cost#4 - medindo temperatura e humidade

Nesta série de posts intitulados "Robôs low cost#", tenho vindo a descrever o trabalho realizado ao longo do ano letivo pelo Jorge e pela Alexandra em ambiente de clube de robótica. Os alunos referidos são do 10º ano do curso de Ciências e Tecnologias e não têm no currículo nenhuma disciplina de eletrónica ou programação. Tudo o que foram construindo foi fruto de trabalho extra curricular, pesquisa autónoma, muita carolice. Trabalho que foi feito de forma voluntária e com a consciência que não seria refletido na avaliação das disciplinas do curso. Só por isto, os alunos que se envolvem - com responsabilidade e persistência - neste tipo de projetos merecem o meu respeito e a minha simpatia.

De forma a colmatar este "vazio de reconhecimento", promovi a inscrição por parte dos alunos em projetos dinamizados por entidades exteriores à escola, nem que fosse para criar uma meta e um objetivo para o trabalho desenvolvido.

Foi assim que a Alexandra e o Jorge se inscreveram no ONControl, um desafio lançado pelo Politécnico de Setúbal às escolas secundárias da região com o objetivo de criar protótipos controlados por arduino.

O projeto que a Alexandra e o Jorge idealizaram para concorrer ao desafio foi um robô exploratório preparado para percorrer regiões inóspitas ou inacessíveis enquanto fazia medições do meio ambiente e enviava esses dados para um estação fixa.

Depois de ter o robô a deslocar-se desviando-se de obstáculos, estava na altura de decidir o que medir.

A primeira ideia era medir a taxa de monóxido de carbono no ar, dado o nível de toxicidade deste gás, para além de medir a temperatura e a humidade atmosférica.

O grupo acabou por abrir mão do primeiro objetivo depois de testar o sensor MQ7.

Na verdade, o uso do sensor, ilustrado na figura acima, não revelou dificuldades do ponto de vista da eletrónica, bastando alimentá-lo e ligar a saída (output) a uma entrada analógica do arduino. O problema foi compreender qual a relação entre o valor de saída (compreendido entre 0-1023) e a taxa de monóxido de carbono. A pesquisa realizada em fóruns, apontou para a necessidade de uma calibração a partir de um atamosfera com uma taxa de monóxido de carbono conhecida, algo a que não tínhamos acesso. Para além disso, este sensor aquece bastante, gastando muita energia - os alunos optaram então por evitar a sua utilização.

Para medir a temperatura e a humidade, foi usado o sensor RHT03 (também conhecido por DHT-22), popular por ser um sensor de humidade e temperatura de baixo custo com um único pino que realiza o interface com o arduino. O sensor é calibrado e não necessita de componentes extra para funcionar adequadamente. Com este sensor é possível medir temperaturas entre os -40ºC e os +80ºC (± 0.5ºC). A humidade medida é a humidade relativa, entre 0 e 100% (±2%).

Eis uma imagem do sensor e a respetiva pinagem:

A ligação entre o sensor e o arduino foi realizada através da entrada analógica A0:


A livraria que usámos para recolher dados a partir deste sensor foi a dht.h.

Segue o programa usado para visualizar na porta série os valores obtidos, segundo a segundo, por este sensor:



Sem comentários:

Enviar um comentário