quinta-feira, 12 de março de 2015

A primeira sessão

Como já foi dito, este projeto começou por ser implementado numa turma vocacional do 8º ano em parceria com a professora de Informática da turma. Quando cheguei à sala de aula, já os alunos tinham tido várias aulas de Scratch e a mim coube-me iniciá-los na eletrónica. Nesta primeira sessão, foi necessário explicar rapidamente em que consiste a corrente elétrica e a necessidade da diferença de potencial. Introduzi também o LED, indicando-lhes como reconhecer o ânodo e o cátodo e a importância de o ligar convenientemente polarizado.

Neste sessão foi também essencial a apresentação da breadboard e as respetivas conexões.

Uma vez que o tempo de atenção dos alunos com que trabalho é limitado, houve que rapidamente passar para a prática, com a alimentação da breadboard a partir do arduino e a ligação de um LED, seguida da ligação de um circuito série LED - interruptor de pressão.




Como é evidente, nesta aula o arduino foi usado como fonte de alimentação e não foi programado. O facto dos alunos aprenderem a alimentar a breadboard a partir do arduíno e fazer a ligação correta de um LED é, no entanto, fundamental para prosseguir com os projetos seguintes.

Um recurso inestimável para preparar estas sessões é o fritzing. Sem ele tornar-se-ia muito mais complicado explicar grupo a grupo, estando os alunos numa fase tão inicial da aprendizagem, as montagens a realizar.

Para além de permitir a imagem do circuito em breadboard, o fritzing permite também, a partir desse esquema, o desenho esquemático do circuito e a conceção do respetivo circuito impresso. Deixo aqui o esquema correspondente à série do LED com o interruptor usado na primeira sessão deste projeto:



Sem comentários:

Enviar um comentário