Nesta aula tive de começar por explicar o que são, em eletrónica, entradas e saídas. Usando como exemplo o corpo humano, tentei que os alunos identificassem como entradas os órgãos dos sentido, como saídas os músculos que nos fazem mover e como processador o cérebro. Ainda tentei avançar para a definição de digital e analógico mas percebi que começava a ser informação a mais para esta primeira abordagem.
Dito isto, identifiquei as entradas e saídas disponíveis quando se usa o S4A.
Pedi que começassem a alimentar a breadboard e que ligassem um LED da forma que tínhamos feito na sessão anterior, mas agora com o ânodo diretamente ligado à saída digital 13.
Tenho a clara sensação que só quando começaram, com o S4A, a controlar o LED é que as instruções anteriores ganharam sentido para a maioria dos alunos. O salto para dois e depois para três LED foi feito sem dificuldades e os alunos começaram de forma lúdica e autónoma a testar várias opções em termos de programação em Scratch.
O exercício proposto para a elaboração do semáforo foi atingido por todos os grupos, uns com mais ajuda que outros. O segundo exercício proposto, que exigia a função "anuncia" não foi possível cumprir nos 90 minutos que a sessão durou.
Deixo de seguida a apresentação que explorei nesta sessão...
...o circuito esquemático do último exercício proposto...
...e um pequeno vídeo com o circuito do semáforo em funcionamento:
Muito bom aula.666
ResponderEliminarAjude se q
nao gostei desta aula
ResponderEliminarkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
eu tambem é nois
Eliminar