segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Utilitários

No momento de fazer "saltar" os circuitos da breadboard para um pequeno projeto, há sempre a questão de "e agora os fios?"...bem, é evidente que há realidades e realidades, mas, pelo menos nesta fase, gosto de ver os alunos a por "a mão na massa" e acho preferível um resultado menos perfeito mas que os alunos consigam de facto fazer por eles próprios.

Sendo assim, na altura de passar os circuitos para um pequeno projeto opto por abrir mão de soldaduras por vários motivos: porque só tenho um ferro de soldar; porque não é fácil fazer soldaduras de qualidade, que não se partam; porque não tenho isolante retrátil e cobrir as soldaduras com fita adesiva isolante resulta moroso e o resultado final também não é muito bonito; porque, muito importante, a soldadura acaba por inviabilizar muitas vezes o reaproveitamento do componente...são de facto muitos "porques"...

Assim, como alternativa, uso uns conetores simpáticos que compro na loja de eletrónica cá da terra, a 1,20€ um conjunto de 12 (ao da foto, já falta 1):


Não sei se estarei a procurar bem no Aliexpress, mas o que encontro idêntico por lá são uma molinhas a 1,66€ o lote de 10, que nunca experimentei.

Enfim, os conetores de que falo têm-me resolvido as questões de projeto que surgem, mas vi a coisa complicada no projeto do Dia dos Namorados...eram 16 LED - 32 extremidades a ligar num espaço exíguo e tendo de levar em conta polaridades...Eu, que nos trabalhos manuais sou mesmo muito incompetente, fiquei assim um bocadinho sem fôlego...mas valeu-me o jeitinho das meninas do clube que, com muita paciência e concentração, não só fizeram as ligações todas como cometeram a proeza de conseguir que todos os LED ligassem à primeira tentativa (o que para mim foi uma surpresa e tanto!).

Deixo algumas fotos com "os bastidores" do projeto, não só para  documentar o trabalho mas, especialmente, para gabar a paciência da Beatriz, da Ana e da Fabiana, que não esmoreceram com a morosidade e com a concentração que o trabalho exigia. Parabéns a todas!





1 comentário:

  1. Muito interessante esses conectores. É a primeira vez que vejo algo assim =)

    ResponderEliminar