Como já tinha referido em post anterior, começam a formar-se grupos de diferentes níveis no Espaço Programação e Eletrónica. As razões são várias, desde a apetência natural para programar e montar circuitos, até à assiduidade ou às preferências quanto ao tipo de trabalho (há quem goste mesmo de programar, há quem prefira aplicar pequenos circuitos e programas a aplicações concretas, como em pequenos projetos).
Assim, tenho de momento três níveis diferentes neste espaço semanal e deixei de poder "dar aulas" para o grupo todo, o que me obrigou a afinar estratégias.
Para o grupo que demonstra mais facilidade em termos de montagem de circuitos e de programação, criei um documento de estudo orientado para exploração do funcionamento de motores dc em circuitos com arduino com o objetivo de, autonomamente, os alunos atingirem as metas por mim propostas.
Não publiquei este documento antes de o testar com os alunos, para avaliar a sua resposta aos exercícios delineados.
Começo por referir que os alunos que realizaram os exercícios tinham já assistido a 5 sessões de 90 minutos, no âmbito do Espaço Programação e Eletónica, e demonstram facilidade em interpretar esquemas e montar circuitos. Nunca tinham, no entanto, analisado datasheets nem usado (ou estudado) díodos, transístores nem circuitos integrados. Apesar disso, não revelaram dificuldades em cumprir os exercícios propostos (o que fizeram em 90min+45min), tendo precisado da minha ajuda apenas na ligação do L293, por não terem compreendido o curto-circuito entre os pinos 4 e 5.
Esta estratégia de montar e aplicar componentes eletrónicos em circuitos antes de os estudar em ambiente teórico é nova para mim, sendo que considero que resulta para algum tipo de alunos. Pode ser, no entanto, uma forma muito prática de tentar compensar as lacunas com que os nossos alunos saem do ensino secundário regular (em Portugal, o ensino regular é pobre em Eletricidade e praticamente nulo em Eletrónica). Neste contexto, a aposta em material de estudo orientado pode ser uma mais-valia, permitindo que num mesmo espaço os alunos evoluam ao seu ritmo e de acordo com as suas apetências.
Sem comentários:
Enviar um comentário