segunda-feira, 14 de março de 2016

Motores de passo, arduino e Snap4Arduino - estudo orientado

Depois de testar a reação (positiva) dos alunos ao estudo de motores dc através de um documento orientador, criei um documento semelhante para o estudo de motores de passo, baseado na exploração prévia a este tipo de motores que eu própria já tinha realizado.

Como já tinha referido em post anterior, sendo o S4A demasiado lento para operar com motores de passo, usei como linguagem de programação o Snap4Arduino e reforcei a opinião que quem trabalha com S4A, passa para o Snap4Arduino sem qualquer tipo de dificuldade.

Em 90 minutos, os dois alunos a estudar este motor cumpriram todas as atividades previstas no estudo orientado sem dificuldade. O 2º exercício foi ligeiramente adaptado: com o intuito de integrar este motor num pequeno projeto, o objetivo passou a ser controlar a subida ou a descida de estores não através de dois interruptores de pressão, mas de acordo com a luz ambiente (se estiver de dia, os estores devem estar subidos; caso anoiteça, devem descer).

Deixo o documento com o estudo orientado aplicado aos alunos...



...a solução em Snap4Arduino para o exercício 2 realizado (os interruptores foram substituídos por uma fotorresistência cujo valor medido para a luminosidade ambiente determinará se os estores sobem ou descem - fotorresistência ligada à entrada analógica 0)...



...e ainda um pequeno vídeo com o Diogo a apresentar o trabalho desenvolvido com o colega, o David. Parabéns aos dois!


1 comentário:

  1. Hi. Good job!
    I have done the same, same blocks, same settings, on my proyect but it moves really slowly.
    Have yo done any change on settings or something I missing ?
    Thankyou very much

    ResponderEliminar